SME investe na ampliação do acervo da Biblioteca do Educador

A Prefeitura do Natal está investindo na ampliação do acervo da Biblioteca do Educador Professora Olindina Gomes (Bepog), situada no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), onde também funciona o Núcleo de Memória da Educação de Natal.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu 266 novos livros, com obras de diversas áreas do conhecimento, títulos que abordam alfabetização e letramento, como usar a literatura infantil na sala de aula, ensino de gramática, educação física na educação infantil, abordagem triangular no ensino de Artes, entre outros livros. 

Segundo o chefe do Setor de Acervo e Pesquisa da Biblioteca, Josias Gomes de Lima, disponibilizar novas obras para a comunidade docente enriquece o acervo, que possui aproximadamente 17 mil exemplares catalogados, especializado em educação e busca dar suporte aos projetos educacionais de estímulo ao ensino, à extensão e à pesquisa
ibliográfica e científica. 

“Todos esses livros foram indicados pelo Departamento de Ensino Fundamental (DEF) e Departamento de Educação Infantil (DEI). São livros para formações dos professores da Rede Municipal de Ensino, que vão ficar à disposição a partir de agora na biblioteca do educador para serem utilizados dentro das programações das disciplinas e seminários pedagógicos durante o ano letivo”, explicou.

Além do acervo, foi atualizado o Memorial dos Ex-Secretários Municipais de Educação de Natal, sendo incluídos cinco novos retratos com as professoras Eleika Bezerra e Justina Iva, os professores Elias Nunes e Walter Fonseca e o jornalista Edivan Martins. Também foi adquirida uma impressora para acelerar a catalogação dos livros, onde cada obra, material bibliográfico é devidamente etiquetado e preparado para esta finalidade. 

Dentro das ações culturais da Biblioteca do Educador, foi realizada em 2019, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da titular da pasta, professora Cristina Diniz, a segunda edição do Projeto de “Vivência Cultural na Biblioteca”. A terceira edição já está em fase de planejamento. “Esse projeto envolve professores da Rede Municipal de Ensino e as formações das disciplinas, são atividades dentro da biblioteca com palestras, sarau, mesa redonda, lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas de cordéis e outras atividades culturais, todas abertas também à comunidade. Já estamos elaborando a programação, escolhendo temas e palestrantes para o evento previsto para o mês de maio”, destacou Josias Gomes. 

O acervo da Biblioteca do Educador Professora Olindina Gomes é constituído por obras de referências, livros, periódicos nacionais e internacionais e especializados, periódicos de referências, folhetos, relatórios, monografias, dissertações, teses, mapoteca, hemeroteca, multimeios (CD's, DVD's), entre outros. Todo o acervo é da Biblioteca do Educador Professora Olindina Gomes (BEPOG), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Núcleo de Memória da Educação de Natal. Entre as publicações da Secretaria Municipal de Educação e o acervo fotográfico, pode-se encontrar também coleção de cordéis e coleção em braile. 

A biblioteca disponibiliza diversos computadores conectados à internet para uso da comunidade (pesquisas) e como ferramenta para a melhoria das formações oferecidas aos professores da Rede Municipal. O espaço físico é aberto ao público de segunda à quinta-feira, das 8h às 21h e na sexta-feira das 8h às 12h, é localizado no Cemure, na Av. Coronel Estevam, 3705, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diplomacia da cloroquina

Nota da CBTU

Feminicídio Pandemico