SAMU Natal realiza mais de seis mil atendimentos no primeiro trimestre
Foto: Daniel Morais
De acordo com o coordenador geral do SAMU Natal, Cláudio Macedo, atualmente o SAMU atende a uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, considerando a população flutuante, que circula na cidade do Natal diariamente. Esse número sofre acréscimo ainda nos períodos de alta estação. “Para atendermos a essa demanda, contamos com noveUSBs, três USAs, uma equipe de motolância e um Central de Regulação Médica - CRU e o Serviço de Transporte Sanitário de Natal”.
O objetivo do SAMU Natal é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar ao sofrimento, à sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, possível pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
Além da cobertura das ocorrências na cidade, o Samu Natal também realiza o trabalho educativo como o Samuzinho, desenvolvendo atividades teóricas e práticas, com noções básicas de como acionar o Samu e as técnicas de primeiros-socorros no intuito de levar conhecimento a crianças e jovens das escolas municipais, além de alertar sobre os prejuízos provocados pelos trotes.
O Serviço ainda dispõe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) que, além de capacitar os profissionais do Samu Natal periodicamente, também habilita as portas de entradas do município, Unidades de Pronto-atendimento (UPAS), Hospital Municipal de Natal (HMN) e Unidades Mistas, além de outras instituições públicas com o objetivo de capacitar os profissionais segurança para atuar em situação de urgência e emergência até que a viatura do Samu chegue, impedindo que ocorra uma morte ou sequela grave.
Comentários
Postar um comentário