Estudos sobre parque de iluminação da cidade são apresentados ao prefeito Álvaro Dias

Banco de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, apresentou ao prefeito Álvaro Dias e secretários um estudo sobre o parque de iluminação pública da cidade para que sejam traçadas metas para sua modernização. Este projeto é uma Parceria Pública Privada visando ampliar e modernizar a iluminação pública de Natal, proporcionando ainda economia ao Município.

A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira (20) e o próximo passo dentro do projeto que vem sendo trabalhado desde o ano passado, é definir os modelos a serem adotados em cada área da cidade, seguindo suas prioridades e especificidades.

É interesse do município economizar e oferecer um melhor serviço de iluminação pública para a cidade, como assinalou o prefeito desde o início da tratativa com o BNDES, ainda no ano passado. “A Prefeitura tem interesse e busca eficiência iluminação pública da cidade”, afirmou o prefeito, lembrando que com isso se garantem melhorias entre outros setores, como a área da segurança pública.

De acordo com o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Jonny Costa, a modernização do parque de iluminação da cidade traz além de eficiência, a economia, oferecendo ainda uma forma de enfrentamento de um dos maiores problemas das cidades, a violência urbana. “Temos um parque envelhecido, ultrapassado e que não chega a todos os cidadãos e ainda com um custo alto”, afirmou o secretário.

De acordo com o que foi apresentado pelo levantamento feito pelo consórcio de empresas que atua nesse projeto - consórcio realizado por intermédio de pregão, capitaneado pela Houer Concessões, tendo ainda as empresas RSI Engenharia, Viana Guimarães e Miranda Rodriguez e Palavéri - o custo gasto atualmente com a iluminação pública de Natal é considerado alto e o serviço ainda não chega de forma eficiente os cidadãos. Para fazer o estudo, os consultores estiveram na cidade e fizeram o levantamento in loco entre os meses de dezembro do ano passado e janeiro deste ano, vendo as condições da cidade. Os recursos a serem investidos são da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública - Cosip.

De acordo com o chefe do Departamento da Área de Estruturação de Projetos do BNDES, Osmar Lima, o objetivo a partir de agora é começar a discutir os caminhos para continuar o projeto. “A gente precisa de alguns direcionamentos do Município, aprofundar os estudos e numa segunda rodada trazer propostas mais detalhadas”, explicou.

Entre os dados apontados pelo levantamento foi colocado que as lâmpadas de LED, com melhor eficiência e menor consumo de energia elétrica, existe em apenas 0,14% dos pontos de iluminação da cidade que ao todo tem 56.018 pontos e, desses, apenas 77 são de LED. Estima-se que com a modernização do parque de iluminação da cidade os cofres do Município tenham um economia de aproximadamente 50% do que é gasto hoje, com maior eficiência e expansão.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota da CBTU

Diplomacia da cloroquina

Feminicídio Pandemico