Samu Natal comemora 17 anos com corrida e caminhada no domingo 


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal – Samu Natal – comemora, no mês de setembro, 17 anos de serviços prestados à população. Para marcar a data, será realizada neste domingo (15/09), uma corrida e caminhada alusiva ao aniversário. A corrida terá largada às 7h, em frente ao Samu Natal, que fica localizado na Avenida Nascimento de Castro, 300, Dix-Sept-Rosado. A expectativa é que cerca de 600 pessoas participem do evento. 

“Essa é a primeira corrida e caminhada do Samu Natal, um momento de comemoração e integração entre os nossos colaboradores e a sociedade. O Samu Natal é um complexo muito maior que apenas as ambulâncias. Somos referência na Rede de Urgência e Emergência de Natal”, destaca o coordenador geral do Samu Natal, Claudio Macedo.

Referência em atendimentos de urgência e emergência no município e no treinamento de profissionais da saúde da rede especializada em todo o Rio Grande do Norte, o Samu Natal ainda desenvolve projetos de educação junto às escolas da rede municipal e a comunidade, de conscientização, sensibilização e multiplicação de informações. 

Com mais de 300 profissionais, o Samu Natal 192 atua em todo o município com nove unidades de suporte básico de vida (USB), que funcionam com um condutor e um técnico de enfermagem; três de suporte avançado (USA), com um condutor, um enfermeiro e um médico; motolâncias e outras cinco ambulâncias de retaguarda, para eventuais substituições. 

Os projetos desenvolvidos pelo Samu Natal 192 são o “Samuzinho” e o “Samu e Comunidade”. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Esmeralda Mattoso, destacou a importância deles para a sociedade, por já ter produzido casos em que pessoas que aprenderam as técnicas conseguiram ajudar o próprio Samu antes da chegada do socorro especializado. 

O primeiro, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), mostra a estrutura física e o funcionamento do serviço, as técnicas adotadas em atendimentos de urgência e emergência e a importância de se combater os trotes para o próprio Samu e órgãos da segurança pública. 

Já o segundo atende pessoas da comunidade interessadas em aprender as técnicas de suporte básico de vida, que consiste em manobras de reanimação cardiopulmonar e manobra de desengasgo, ambas importantíssimas para ajudar a salvar vidas.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diplomacia da cloroquina

Nota da CBTU

Feminicídio Pandemico